GIRO EM FOCO.

GIRO.
Itacuruba
 
Itacuruba tem dois concorrentes
Nos últimos três dias, acompanhei a missão parlamentar, sob a coordenação do deputado Alberto Feitosa (SD), ao complexo de usinas nucleares de Angra dos Reis. Antes de botar os pés na área de produção de energia nuclear confesso que torcia o nariz para a ideia de Itacuruba sediar uma unidade atômica em Pernambuco. Imaginava ser uma aventura arriscada pelo alto risco de contaminação radiológica e pelas dúvidas quanto aos resíduos. Tudo bobagem.
Angra 1 e 2 funcionam há 44 anos, abertas ainda pelo regime militar e nunca vacilaram, dando vazão a erros. Funcionam sob o império da vigilância, praticam políticas de prevenção e adotam periodicamente o controle ambiental no mar e nas ilhas de Angra. Nunca um só peixe ou tartaruga sofreu qualquer tipo de agressão por radiação das turbinas de Angra. Mais do que isso, as usinas alavancaram economia da turística e paradisíaca Angra.
Voz da Igreja – Quando ouvido sobre a usina em Itacuruba, Paulo Câmara disse que a comissão parlamentar da Alepe deveria, primeiro, dobrar a Igreja. Frei Fernando, pároco de Angra, disse aos deputados que convencessem o governador a entrar na briga porque, no caso de Angra, as usinas revolucionaram a economia da região.
Os concorrentes – A usina nuclear é um investimento da ordem de R$ 30 bilhões e não tem como destino apenas Itacuruba. Em Alagoas, a Eletronuclear identificou a cidade de Penedo, por ser foz do São Francisco. Já em Sergipe, a preferência recai por Poço Redondo, às margens também do São Francisco.
Fugiu da raia – Mesmo recebendo diárias da Assembleia para a missão parlamentar nas usinas de Angra, o deputado Wanderson Florêncio (PSC), escolhido por ser presidente da Comissão de Meio Ambiente, queimou a agenda de ontem, com visitas ao hospital e a Igreja. Preferiu fazer escala no Rio. Deveria devolver as diárias.
Reação tardia – Foi preciso que as manchas de óleo cru que contaminam o litoral nordestino chegassem à praia dos Carneiros para o Governo do Estado criar um grupo de trabalho e reforçar equipes para limpeza das praias. Falta o principal: decretar emergência para receber recursos da União.
Unidos? – Diante do resultado adverso da pesquisa do Opinião, com cenário de vitória do prefeito Miguel Coelho, o ex-prefeito Júlio Lóssio e o deputado Lucas Ramos anunciaram, ontem, que estarão unidos para derrotar o herdeiro de FBC.
VOLTA, ZÉ – Em Caruaru, que se vislumbra em 2020 como um clássico eleitoral, deve ganhar às ruas um movimento para aquecer o nome do deputado José Queiroz (PDT) para rivalizar com a prefeita Raquel Lyra. Um dos slogans em avaliação é o “Volta, Zé”.
Perguntar não ofende: Por que o silêncio do governador em relação à uma usina em Itacuruba?

FOCO COMUNITÁRIO.

SOPÃO
Afogados da Ingazeira.

Vereador quer “Sopão Comunitário”

O vereador Wellington JK (Patriota) apresentou no plenário da Câmara Municipal, requerimento nº 164/2019 que dispõe sobre a criação do programa “Sopão Comunitário” em Afogados da Ingazeira.
O parlamentar argumenta que o programa seria executado pela prefeitura municipal, através da Secretaria de Assistência Social e teria como principal objetivo fornecer sopa as famílias carentes do Conjunto residencial Laura Ramos, como também e de outras localidades.
“Não é necessário grandes mudanças ou muito esforço, o ingrediente principal para fazer a diferença é ter antes de tudo força de vontade”, argumentou o autor do requerimento, revelando que nas suas andanças pelos quatro cantos da cidade, conhece situações  de que famílias muitas vezes não têm condições de fazer se quer uma refeição por dia.

EMPREGOS EM FOCO.

EMPREGOS.


Pernambuco cresce mais do que o Brasil em geração de empregos

Segundo dados do Caged, houve a geração de 17,6 mil empregos formais neste mês em Pernambuco, uma variação positiva de 1,43%, maior que a do Brasil (0,40%).
Em termos quantitativos, a indústria de transformação pernambucana foi a que mais gerou empregos neste mês, 10.781 (5,69%). Essa área envolve a indústria de alimentos, bebidas e álcool etílico; a metalúrgica; a mecânica; a de material elétrico e de comunicações; a química e farmacêutica, entre outras.
A agropecuária propiciou outro bom desempenho nos postos de trabalho, com a criação de 4.580, uma variação de 7,97 pontos percentuais neste mês, especialmente na área do corte da cana-de-açúcar e da fruticultura.
O Nordeste apresentou o maior saldo positivo de postos de emprego em setembro, com a oferta de 57.035 postos.
Em segundo lugar ficou o Sudeste (+56.833 vagas) e em terceiro, o Sul (+23.870).
O Centro-Oeste ficou em quarto lugar em setembro (+10.073 vagas) e o Norte, em quinto (+9.352).
Os Estados que mais geraram empregos em setembro foram São Paulo (+36.156 postos), Pernambuco (+17.630) e Alagoas (+16.529).
De acordo com o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, o crescimento se deve ao empenho do governo Paulo Câmara em trazer novos empreendimentos para Pernambuco e também reflete a safra do período da cana-de-açúcar, o que os números do Caged mostram destacando municípios da Mata entre os que mais fizeram contratações, como Sirinhaém, Moreno e Ribeirão.
“Houve a geração de 17,6 mil empregos formais neste mês em Pernambuco, uma variação positiva de 1,43, maior que a do Brasil (0,40). Isso é um motivo de comemoração para nós, pernambucanos, e o resultado do esforço coletivo que há no Estado e no governo Paulo Câmara para melhorar a vida das pessoas”, disse Alberes. (Via: Blog do Jamildo)