ESPORTE EM FOCO.

Guia do Baianão 2019: tudo o que você precisa saber sobre o torneio

Baiano começa no dia 19 de janeiro e termina em 21 de abril. Na edição deste ano, duas novidades: além do árbitro de vídeo na final, existe a possibilidade da decisão por pênaltis

Por GloboEsporte.com — Salvador
Campeão em 2018, Bahia defende o título em 2019 — Foto: Eduardo Oliveira/TV Bahia
Segundo estadual mais antigo do país, o Campeonato Baiano chega em 2019 a sua 115ª edição, que terá o pontapé inicial no dia 19 de janeiro, em partida isolada entre Bahia de Feira e Jacuipense, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana. Neste ano, o Bahia busca o bicampeonato, e o Vitória está à procura da volta por cima, após o rebaixamento para a Série B. Já os clubes do interior seguem um padrão: reestruturação dos elencos para alçar voos mais altos na competição.
Entre fase de grupos, semifinal e final, a atual edição do Baianão tem 21 datas para a realização das partidas; a grande final está marcada para 21 de abril. O clássico Ba-Vi será na 8ª rodada, no dia 10 de março, na Arena Fonte Nova, às 16h (horário local).

O regulamento

O modelo do torneio segue com 10 times: Atlético de Alagoinhas, Bahia, Bahia de Feira, Fluminense de Feira, Jacobina, Jacuipense, Jequié, Juazeirense, Vitória e Vitória da Conquista; destaque para o Atlético de Alagoinhas, que retorna à Primeira Divisão do estadual após cinco anos na Segundona.
Assim como na edição anterior, os clubes disputam a primeira fase em um único turno, onde todos se enfrentam; os quatro primeiros alcançam a classificação à próxima fase, enquanto o último será rebaixado. Nas etapas seguintes, em confrontos de ida e volta, a equipe que tiver o melhor saldo de gols é considerada vencedora. Na final, em caso de empate, a decisão ocorre nos pênaltis.
Para este ano, algumas novidades no Baianão: disputa de pênaltis e árbitro de vídeo na final, e possibilidade de partidas pela manhã (ainda não definidas).
E as vagas para outras competições? Os três melhores colocados do Baianão garantem uma vaga na Copa do Brasil 2020. Já para a Copa do Nordeste, o campeão está garantido automaticamente; outra vaga será concedida ao time melhor colocado no ranking nacional de clubes, definido pela CBF. Haverá também uma oportunidade para a prévia do regional, em que o segundo melhor time do ranking herdará vaga.

Confira os jogos da primeira rodada do Baianão:

Bahia de Feira x Jacuipense - 16h - Arena Cajueiro - 19/01
Fluminense de Feira x Bahia - 16h - Joia da Princesa - 20/01
Juazeirense x Atlético de Alagoinhas - 16h - Adauto Moraes - 20/01
Jequié x Jacobina - 16h - Waldomirão - 20/01
Vitória x Vitória da Conquista - 20h30 - Barradão - 24/01

ESPORTE EM FOCO.

Flamengo x Bangu: com Rodrigo Caio e Diego Alves titulares, veja a provável escalação de Abel Braga

Ainda sem Gabigol e Arrascaeta, técnico deve usar força máxima disponível na estreia do Carioca

Por GloboEsporte.com — Rio de Janeiro
O Flamengo estreia neste domingo no Campeonato Carioca com provável força máxima... Entre os jogadores disponíveis. Ainda sem poder contar com Arrascaeta e Gabigol, Abel Braga deve repetir contra o Bangu, às 17h (de Brasília) deste domingo, no Maracanã, a equipe que empatou por 2 a 2 com o Ajax, da Holanda, na Flórida Cup. Com uma única mudança: Rodrigo Caio, um dos reforços do clube para 2019, ganhou a vaga de Léo Duarte e será titular.
Outro que foi confirmado pelo treinador é Diego Alves. O goleiro ganhou um voto de confiança de Abel após a polêmica que o afastou do elenco ano passado e começa a temporada com moral após fechar o gol diante dos holandeses. A provável escalação rubro-negra tem: Diego Alves, Pará, Rhodolfo, Rodrigo Caio e Renê; Cuéllar, Willian Arão e Diego; Éverton Ribeiro, Vitinho e Uribe
Abel já avisou que vai revezar o time sempre que houver dois jogos na semana. Com isso, uma escalação completamente diferente será usada quarta-feira contra o Resende, em Volta Redonda, pela segunda rodada. Quando forem relacionados, Gabigol e Arrascaeta vão entrar na equipe que começará o estadual. Com isso, o jogo de domingo é a chance de deixarem dúvidas para o técnico.
Gabigol e Arrascaeta ainda não têm condições legais de jogo. O meia uruguaio ainda não foi inscrito no Carioca, enquanto o atacante foi regularizado, mas após o prazo para jogar a primeira rodada da Taça Guanabara. A tendência é que a dupla, principais contratações para 2019, estreie contra o Botafogo no dia 26. Mas eles estarão no estádio neste domingo e serão apresentados à torcida.
.