ESPORTE EM FOCO.

Esporte

Ex-ministro Mandetta diz que é cedo para volta do futebol no BR

 

Para ele, o momento é de crescimento da curva de contágio da covid-19 no País
Com autoridade para falar sobre saúde, Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde do governo do presidente Jair Bolsonaro até o mês passado, acredita que ainda é cedo para a retomada das competições de futebol no Brasil, paralisadas desde o início de março por conta da pandemia do novo coronavírus. Para ele, o momento é de crescimento da curva de contágio da covid-19 no País e cita diferenças entre Alemanha e Itália neste quesito.
“Quando você quer acelerar a volta, um debate que eu tive com vários empresários, você corre o risco de acelerar, em nome da atividade econômica ou do esporte… Esses argumentos são muito fortes, aí a pessoa cai na tentação de acelerar. Essa aceleração pode levar a um quadro de transmissão desordenada, que leva a cidade ao que chamam de ‘lockdown’. Não gosto de palavras inglesas, eu chamo de quarentena”, disse Mandetta em entrevista à ESPN Brasil.
“Muita gente está achando que quarentena é aquilo que nós experimentamos nos meses passados. Não! Nós só fizemos a recomendação (do distanciamento social) pelo bom senso, orientação. Mas não paramos ninguém. Quando você determina quarentena ou ‘lockdown’, aí é uma coisa muito mais dura. É ficar em casa, sair no máximo para 50 metros da sua casa sob pena de multa ou prisão”, explicou o ex-ministro.
Mandetta chegou a comparar a situação do futebol brasileiro com a da Alemanha, que terá o retorno do Campeonato Alemão no próximo dia 16. Para ele, porém, o Brasil ainda está muito longe de chegar ao mesmo patamar do país europeu.
“Tenho acompanhado a discussão na Alemanha sobre a volta da Bundesliga (Campeonato Alemão). Eles vão fazer um protocolo muito rígido, tenho pedido qual é o protocolo que vão adotar. A Alemanha é um dos poucos países que tinham capacidade instalada porque trabalha nos hospitais com redundância: tudo o que tem ativo também tem no depósito do hospital em dobro. Quando teve necessidade, expandiu a rede muito rápido e tem profissionais bem formados”, disse.
“O Brasil tem problemas de equipamentos de proteção individual (EPI), respiradores e profissionais de saúde. O que seria razoável seria administrar duas variáveis: velocidade de transmissão e vulnerabilidade. Melhorando a performance do sistema e controlando ao máximo a transmissibilidade, a gente passaria por esse estresse de maneira um pouco mais lenta. Em dois ou três meses, passaríamos, mas com muito menos perdas”, comentou o ex-ministro.
Sobre a situação na Itália, Mandetta lembrou que a região da Lombardia, a mais afetada do país pela covid-19, tem discutido últimos meses qual seria a parcela de culpa do futebol sobre o crescimento da epidemia. “A região da Lombardia colocou na conta dele os jogos de futebol como um dos prováveis vilões da proliferação”, afirmou. Um duelo da Liga dos Campeões entre Atalanta e Valencia, no início de fevereiro, com mais de 40 mil pessoas no estádio San Siro, em Milão, seria uma dessas partidas.

ESPORTE EM FOCO.

Esporte

Federação Pernambucana de Futebol, adia 33ª edição da Copa do Interior para 2021

A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) confirmou nesta quarta-feira (20), através da Diretoria de Futebol Amador, o adiamento da 33ª edição da Copa do Interior para a próxima temporada. 
“Infelizmente, não vamos conseguir realizar a competição. É uma pena, mas não é o momento. Precisamos focar na luta contra a expansão do Covid-19”, afirmou o diretor de futebol amador, Jorge Vieira Júnior. 
A competição tinha o seu início previsto para o final de maio e a expectativa era de realizar a maior de todas as edições, com mais de 100 ligas e 4.000 atletas em disputa. Pouco antes da suspensão das atividades, mais de 60% das ligas já haviam iniciado o processo de inscrição. 
A última edição da Copa do Interior foi realizada no ano de 2018. Na ocasião, a Liga de Paulista, comandada pelo técnico Paulo Júnior, levantou o troféu de bicampeão. A final aconteceu no Estádio Ademir Cunha, diante da Liga de Cachoeirinha.
Campeonato de Futebol Amador
Além da Copa do Interior, a diretoria confirmou também o adiamento do Campeonato Pernambucano de Futebol Amador pelo mesmo motivo. A competição também será realizada em 2021.

BRASIL EM FOCO.

Brasil.
Quase 5 mil obras públicas estão paradas no Brasil - YouTube

14 mil obras no Brasil estão paradas e já custaram R$ 10,8 ...
www.gazetadopovo.com.br › República

28 de mai. de 2019 - A conta do desperdício: Brasil tem 14 mil obras públicas paradas que já ... Foto: Christian Rizzi/Arquivo Gazeta do Povo ... de Obras do Governo Federal e para instituir a semana nacional de fiscalização de obras públicas
 
Obras de infraestrutura: Quais as perspectivas em 2019? - Negócios ...Dilma deixa PAC com obras paradas, atrasadas e canceladas por todo ...Exército agiliza obras no país e as empreiteiras se queixam ...O destino das grandes obras do PAC: abandono, atrasos e sobrepreço
Para concluir obras paradas no País, governo teria de desembolsar ...
Concessionária espera retomar em 2019 obras da Ferrovia ...
PF pede ao STF que processo de Angra 3 seja dividido - Jornal O Globo

CIDADE EM FOCO.

Cidade.

Após campanha do Blog PN, família que vivia em casa de barro prestes a cair em Petrolândia, ganha projeto de nova residência [Vídeo]

Foto: Reprodução
Foi no último dia 13, que nossa reportagem através do blogueiro/repórter Alex Santos, retornou ao Bairro Nova Esperança, em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, afim de registrarmos um momento impar na vida de Dona Antônia e do Sr. João Heleno, que foi a entrega do projeto da nova residência da família. A família residia numa casa de taipa(barro) que estava prestes a cair.

O Projeto contou com a doação do arquiteto Vitor Lopes e da empresa HVC - Projetos Residenciais, onde teve a solicitação/pedido de Fernando Cruz/Consultor de Marketing Interativo.

É com grande alegria que comunicamos aos nossos leitores e telespectadores que com a ajuda de várias pessoas conseguimos levantar centenas de doações de materiais de construção, utensílios domésticos, moveis e eletrodomésticos, além de roupas e alimentos durante a campanha em prol dessa família realizado pelo Blog PN Petrolândia Notícias e ajuda do nosso parceiro João Paulo, no dia 5 de abril. Em breve iremos entregar a nova casa que já está sendo construída. Lembrando que através da Secretaria Municipal de Ação Social, Cidadania e Juventude de Petrolândia (SEDES), a família foi para uma casa através do programa do aluguel social, no período de 4 meses.
 
 
 

Sobre

Dona Antônia Maria é casada com o Sr. João Heleno dos Santos de 66 anos, o mesmo é catador de recicláveis, e procura ajudar a família vendendo o que consegue encontrar, entre latinhas, garrafas e papelões nas ruas das cidades.  Eles moram em uma residência na qual as paredes foram feitas com a antiga técnica de taipa - construção que utiliza barro amassado para preencher os espaços criados por uma espécie de gradeamento de madeira.

A família que passa por grandes dificuldades financeiras tinha seu armário vazio, diante de chuvas que estão acontecendo na cidade.

A casa com estrutura precária não consegue mais conter as chuvas, onde invade a mesma colocando ainda mais dificuldades na família de Dona Antônia. Em meio a tanta dificuldades conversamos com a pequena Bruniele de 11 anos, a mesma é estudante e foi aprovada na Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa, no ano de 2019, sendo um grande orgulho para a família

São sete pessoas que vivem na casa, Dona Maria é mãe de seis filhos, e faz um apelo para quem possa ajuda-la, a mesma sonha com uma casa de alvenaria para dar maior conforto a sua família.

Pedimos a quem possa ajudar dona Antônia, entrar em contato com o telefone: (87) 9.9948-0611 - WhatsApp (falar com João Paulo - idealizador da campanha).