GIRO DE NOTICIAS.

Política

Ministro da Saúde, Mandetta empareda Bolsonaro na Globo

Publicado
em
O clima esquentou neste sábado, em Brasília, numa reunião em que o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, apresentou cenários possíveis para a doença no Brasil e advertiu Jair Bolsonaro. Segundo relata a jornalista Eliane Cantanhêde, em reportagem publicada no Estado de S. Paulo, Mandetta afirmou  que, se morrerem mil pessoas, será o correspondente à queda de quatro Boeings. Depois, perguntou: “Estamos preparados para o pior cenário, com caminhões do Exército transportando corpos pelas ruas? Com transmissão ao vivo pela internet?”, questionou.
Mandetta fez um apelo para o presidente criar “um ambiente favorável” para um pacto entre União, Estados, municípios e setor privado para todos agirem em conjunto, unificar as regras e medidas e seguir sempre critérios científicos. O ministro também pediu a Bolsonaro para não menosprezar a gravidade da situação nas suas manifestações públicas e, por exemplo, não insistir em ir a um metrô ou um ônibus em São Paulo, como chegou a aventar em entrevista coletiva. Mandetta deixou claro que, se o presidente fizesse isso, seria obrigado a criticá-lo. E Bolsonaro rebateu que, nesse caso, iria demiti-lo, segundo relata a jornalista.
“Mandetta também disse que ele e sua equipe não vão pedir demissão no meio da crise, mas estão prontos a sair depois dela se for o caso. Ele, inclusive, se colocou à disposição para assumir a função de ‘bode expiatório’, em caso de fracasso, e se comprometeu a não capitalizar politicamente, em caso de sucesso. Disse que não tem ambições políticas nem reivindica nenhuma posição de destaque”, aponta ainda a reportagem. (Do Br 247)

GIRO DE NOTICIAS.

Ministério Público recomenda que prefeitos não reabram o comércio em Pernambuco: “Podem sofrer intervenção”

7
Foto: divulgação
Caso os gestores descumpram as medidas sanitárias, principalmente as de quarentena, o município poderá sofrer intervenção estadual. “Todos os entes e diversos órgãos estão ensejando tentativas de contenção da pandemia da Covid-19. E, além disso, tem chegado ao conhecimento do Ministério Público de Pernambuco que alguns prefeitos promovem movimentos de flexibilização, ou até mesmo de descumprimento, das normas restritivas emanadas das autoridades sanitárias no âmbito federal e estadual. Assim, estamos expedindo essa recomendação, alertando, principalmente, sobre as penalidades que podem decorrer do descumprimento”, disse o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, no texto da recomendação.
Os promotores de Justiça de todo o Estado, principalmente aqueles que têm atuação na defesa do Patrimônio Público, por delegação da Procuradoria-Geral de Justiça, foram orientados a notificar os prefeitos em suas respectivas localidades, sobre o conteúdo da Recomendação exarada. Além de adotar as providências necessárias para que sejam cumpridas em todos municípios do Estado as normas sanitárias federais e estaduais, promovendo, inclusive, medidas administrativas ou judiciais. O promotor de Justiça pode solicitar, inclusive, reparação dos danos materiais, caso seja criado ônus financeiro ao Sistema Único de Saúde (SUS), decorrentes do descumprimento.
A recomendação foi encaminhada aos promotores de Justiça de todo o Estado e também à Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), para que seja dada ampla divulgação aos gestores municipais. “O afrouxamento das normas de quarentena impostas pelo Estado de Pernambuco, sem qualquer estudo técnico, poderá colocar em risco o sucesso das ações de enfrentamento da pandemia, vindo a provocar não só a falência do sistema de saúde pernambucano,  como muitas vidas perdidas”, reforçou o procurador-geral no documento.

POLITICA EM FOCO.

Eleições 2020: Vereador de Petrolândia, Toinho de Eugênio adere a grupo político de Dr. João


O vereador Toinho de Eugênio declara apoio ao grupo de Dr João para as eleições municipais de 2020 

Toinho foi reeleito vereador pela atual situação, em 2016, com 632 votos. 

Na tarde desse sábado, Toinho de Eugênio, reunido com Dr João, falou sobre uma oxigenação na política municipal, a importância de uma MUDANÇA no poder executivo e a necessidade de um grupo que representasse o povo, aderindo, desta forma, ao grupo do médico. 

Toinho vem, durante os seus mandatos, fazendo uma política participativa, onde realiza visitas constantes no município para identificar as necessidades do povo petrolandense.

Por Assessoria de Dr João