POLITICA EM FOCO.

Eleito presidente do TSE, Barroso diz que eleição depende da pandemia

Clipping
Ao ser eleito hoje (16) para presidir o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a partir de maio, o ministro Luís Roberto Barroso afirmou que a realização das eleições municipais deste ano depende da pandemia do novo coronavírus (covid-19).
Conforme a Constituição, o presidente do TSE é eleito pelos sete ministros que compõem a Corte. Numa tradição que remonta à primeira metade do século XX, porém, o escolhido é sempre o vice-presidente. Barroso permanece no cargo até fevereiro de 2022.
O ministro Edson Fachin foi eleito o vice-presidente da Corte.
No discurso de agradecimento à sua condução à presidência da Corte, Barroso manifestou preocupação com a saúde da população por causa da pandemida do novo coronavírus (covid-19) e do possível adiamento das eleições municipais marcadas para outubro.
“Nossa maior preocupação é com a saúde da população. Se não houver condições de segurança para realizar as eleições, como conversamos [ministros do TSE] em reunião informal e administrativa, nós evidentemente teremos que considerar o adiamento pelo prazo mínimo indispensável para que possam realizar-se com segurança.”, disse o ministro.
Barroso disse que o TSE não apoia o adiamento das eleições municipais de 2022, quando serão escolhidos o presidente da República e os governadores.
“Não apoiamos o cancelamento de eleições [de 2020] para que venha a coincidir com 2022. Nós consideramos que as eleições são um rito vital para a democracia, portanto, assim que as condições de saúde permitirem, nós devemos realizar as eleições”.
Qualquer mudança no calendário eleitoral depende, entretanto, de aprovação do Congresso, lembrou Barroso. Ele disse que a Justiça Eleitoral mantém contato com a cúpula do Legislativo para fornecer um parecer técnico a ser considerado em conjunto com “as circunstâncias políticas” relacionadas ao adiamento.
A atual presidente do TSE, ministra Rosa Weber, assumiu em agosto de 2018, e esteve no comando da Justiça Eleitoral durante a última eleição presidencial.
“O país deve a vossa senhoria a condução de eleições dificílima e sob os ataques mais diversos, de maneira impecável e com resultados fidedignos que fizeram honrar a Justiça Eleitoral”, disse Barroso ao elogiar a presidente da Corte, Rosa Weber.
Fonte: AB

FUTEBOL DE RUA.

  Futebol.

Regras do futebol de rua de antigamente

(1) Os dois melhores não podem estar no mesmo time. Logo, eles tiram par-impar e escolhem os times. ✅(2) Ser escolhido por último é uma grande humilhação. ✅(3) Um time joga sem camisa e o outro com camisa. ✅(4) O pior de cada time vira goleiro, a não ser que tenha alguém que goste de agarrar. ✅(5) Se ninguém aceita ser goleiro, adota-se um rodízio: cada um agarra até sofrer um gol. ✅(6) Quando tem um pênalti, sai o goleiro ruim e entra um bom só para tentar pegar a cobrança. ✅(7) Os piores de cada lado ficam na zaga. ✅(8) O dono da bola joga no mesmo time do melhor jogador. ✅(9) Não tem juiz. ✅(10) As faltas são marcadas no grito: se você foi atingido, grite como se tivesse quebrado uma perna e conseguirá a falta. ✅(11) Se você está no lance e a bola sai pela lateral, grite " é nossa" e pegue a bola o mais rápido possível para fazer a cobrança (essa regra também se aplica ao "escanteio"). ✅(12) Lesões como arrancar a tampa do dedão do pé, ralar o joelho, sangrar o nariz e outras são normais. ✅(13) Quem chuta a bola para longe tem que buscar. ✅(14) Lances polêmicos são resolvidos no grito ou, se for o caso, na pancada. ✅(15) A partida acaba quando todos estão cansados, quando anoitece, ou quando a mãe do dono da bola manda ele ir pra casa, ou aquela vizinha que prende a bola que caiu na casa dela ou corta a bola. ✅(16) Mesmo que esteja 15 x 0, a partida acaba com "quem faz, ganha". ✅(17) rua de baixo contra rua de cima valendo garrafa de coca-cola.... ✅(18) se chover forte, certamente haverá futebol. ✅ O famoso grito "paroooou" qdo vinha carro ou uma mulher grávida/com criança passava perto da pelada. 🔹Lembrou tua infância!!?? Então fostes uma criança normal...🔹 🍦Velhos tempos que ñ voltam mais 🍦 ✳Dessa forma foi minha infância ✳

ESPORTE EM FOCO.

  Futebol.

HISTÓRIAS DO FUTEBOL ( AS SUBSTITUIÇÕES ) -IS

Por Ival Saldanha.

“TIRA ELE!”. Embora as substituições fossem admitidas desde 1928, você sabia que foi somente em 1965, nos jogos do Campeonato Inglês, que se permitiu pela primeira vez a troca de jogadores machucados. E só 3 anos depois, a Fifa oficializou as substituições, duas por equipe, permitidas pela primeira vez na Copa do Mundo de 1970. Em 1994, o número sobe para 3, desde que uma delas inclua o goleiro. Em 1996, são oficializadas as 3 substituições, independentemente da posição em que os jogadores atuem, se bem que hoje em dia, que a qualidade do jogo caiu bastante em alguns deles se dependesse apenas do desejo da torcida, quase todo o time seria substituído..

* Ival Saldanha